Pesquisar neste blogue

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Museu Amadeo de Souza-Cardoso

Museu Amadeo de Souza-Cardoso mostra fotos de Eduardo Teixeira Pinto


2011/09/01

A família de Eduardo Teixeira Pinto ofereceu, recentemente, ao Museu Amadeo de Souza-Cardoso, 13 fotografias daquele profissional, as quais vão integrar a exposição permanente do núcleo de fotografia, a criar no primeiro piso daquele equipamento cultural.

Dotado de espaços para pintura e escultura, o Museu Amadeo de Souza-Cardoso oferecerá, em breve, mais uma área de expressão artística – a fotografia -, e cumprirá, também, um dos pressupostos da sua criação: o de relevar o trabalho de amarantinos cujo talento e curriculum na área da criação artística os distingue.

Entre as imagens oferecidas ao Município contam-se "Os meninos do peão", "Manhã de névoa" e "Pescador e lavadeiras", de algum modo ilustrativas das temáticas por que se interessou o fotógrafo: o rio Tâmega, as gentes (onde predominam as crianças e os velhos), as paisagens e as festas.

Recentemente, com o patrocínio da empresa Mota Engil, foi editado um álbum ilustrativo do trabalho de Eduardo Teixeira Pinto, que contém também testemunhos de alguns dos seus amigos e admiradores, casos de Eduardo Gageiro, Augusto Barros, Gracinda Castelo Branco e Eulália Macedo.

Eduardo Teixeira Pinto faleceu em 2009, com 75 anos, e foi um dos mais premiados fotógrafos portugueses do século XX.

FONTE: Câmara Municipal Amarante

Sem comentários:

Publicar um comentário